Projetos e mais projetos - Remote Work e Kazagastão



Olá, pessoal!

Nas últimas semanas andei finalizando alguns projetos que comecei há alguns meses e que precisavam de uma atenção especial para poder sair do papel.
Por isso mesmo, decidi focar minha atenção nisso antes que perdesse o fôlego com outras coisas e acabasse as deixando de lado.

Nesse post vou falar sobre alguns de meus projetos pessoais e como aprendi, e continuo aprendendo, mesmo desenvolvendo, por vezes, apenas por diversão mesmo.

Remote Work - Trabalhe Remotamente 

Esse é o meu mais recente projeto e decidi começar citando ele justamente para demonstrar que, na maioria das vezes, uma boa ideia começa com algo muito simples ou uma necessidade básica.

Então, se trata de um App feito com React Native, um dos frameworks que citei aqui nesse post, e que serve, basicamente, para listar e salvar vagas para trabalho remoto.

Como a ideia surgiu? Bom, eu tenho vários sites que oferecem trabalho remoto nos meus favoritos, mas todas as vezes em que ia procurar por trabalho novo, precisava ir de site em site, abrindo diversas abas no meu navegador. Então eu pensei: "deve ter algum app que faça isso pra mim". Bom, na verdade não. Pesquisei por toda a Play Store e os únicos apps que ofereciam trabalho remoto eram apps de agências de emprego, ou senão eram apps que demonstravam vagas remotas e não remotas, como o próprio Linkedin.

A partir daí eu decidi fazer um app, primeiramente para meu uso pessoal, mas depois decidi lançar na Play Store (e em breve na App Store), que reunisse essas vagas num único lugar e que desse para salvá-las para verificar depois.

O que faz? Em resumo, é um projeto relativamente simples. São apenas 3 telas, por enquanto, onde reúno vagas dos sites RemoteOK e JSRemotely e também uma tela para os favoritos. Mas já estou trabalhando para adicionar novos sites.

O que aprendi? Bom, primeiramente melhorei alguns aspectos em relação ao React Native em si, principalmente em relação ao visual do app (vejam screenshots abaixo), à organização de código e o ciclo de vida dos componentes.

Quanto tempo até o lançamento? Aqui vem o mais engraçado, a primeira versão eu levei apenas 4 horas entre o conceito, desenvolvimento e lançamento na loja. A barra de busca era bem básica, não tinha botão de favoritos e nem botão de compartilhamento. Fora o visual que não tava nada agradável, embora isso seja questão de gosto, claro. Mas o legal de lançar logo é que me comprometi a melhorar o projeto diariamente, então, toda vez que tinha algum tempo livre, ia lá e melhorava algo. E assim foi evoluindo e ainda tem bastante coisa a ser feito. O app tem apenas 15 dias de lançado afinal.

Vejam vocês mesmos screenshots da primeira versão:

E agora os da nova versão:

Outra coisa legal é que, apesar de não ter feito muita divulgação fora das redes sociais e com a ajuda de alguns amigos meus, o app atingiu mais de 100 downloads em menos de uma semana e de pessoas de diversas partes do mundo. Parece pouco, mas é um app desenvolvido num fim de semana e por uma única pessoa durante seu tempo livre. Ao menos até agora pois o código fonte dele está disponível no Github para quem quiser contribuir, então fiquem à vontade para fuçar o código, mandar melhorias ou até mesmo fazer um fork e sua própria versão do app, blz?

Kazagastão - Jornalismo Rock n' Roll

Esse app é basicamente uma homenagem e uma forma que encontrei de ajudar um dos melhores canais do YouTube, na minha opinião. Quem gosta de boa música, principalmente de Rock, deve conhecer o Gastão, ex-VJ da MTV que apresentava o programa Fúria! e logo depois foi para a TV Cultura apresentar o Musicaos.

Hoje em dia o Gastão tem um canal no YouTube chamado Kazagastão, onde ele posta entrevistas, curiosidades e novidades do mundo do Rock n Roll Nacional e Internacional.

Como a ideia surgiu? Acompanho o trabalho do pessoal do Kazagastão há alguns anos já e vi que eles não tinham um App, a rede deles basicamente se resumo às redes sociais e ao YouTube. Então tive a ideia quando estava estudando como implementar a API do YouTube a um App em React-Native.

O que faz? Por enquanto, o App lista os últimos vídeos do canal e você pode assistir diretamente dele numa interface mais simples e objetiva. Também é possível acessar às redes sociais do canal em outra aba. Em breve adicionarei favoritos também ao app e notificações para novos conteúdos.

O que aprendi? Principalmente a lidar com a APIs de terceiros como a do YouTube.

Quanto tempo até o lançamento? Esse app acabou demorando mais pra sair  apesar de ter tido um desenvolvimento rápido. A questão aqui é que precisava da aprovação do Gastão, se ele curtia o visual e os recursos. Após a resposta dele é que fiz a postagem na Play Store.

Seguem as screenshots do app:

Além desses, também lancei o App chamado Bitcoin Trainee, mas esse merece um post só para ele pois foi um projeto muito grande que levou meses pra ficar pronto, então fica pra próxima.

Mas, em resumo, queria demonstrar e falar desses projetos pra ficar claro pro pessoal que está começando agora em uma nova área que, como falei em outro post, podemos conseguir experiência trabalhando em projeto próprios também, e que isso abre muito as portas para novas oportunidades de emprego mundo a fora. E, na hora em que for fazer uma entrevista, já tem coisa legal pra mostrar. 

Mesmo que seja algo simples, muito conceitos podem ser abstraídos a partir deles.

Valeu!

Próximo
«Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentar