Nova versão do Babel traz suporte a Typescript


Eis uma grande novidade do time Babel para a comunidade Javascript que realmente vai melhorar e muito a vida de quem gosta, assim como eu, de escrever JS tipado com Typescript mas também adora o Babel.

Pra quem não sabe, Babel se trata de um compilador de Javascript que "traduz" Javascript atual (ES2015+) para Javascript antigo, mantendo assim uma camada de compatibilidade com navegadores legados. Ele é essencial também no desenvolvimento de aplicações com React, já que essa biblioteca se utiliza de uma linguagem específica chamada de JSX e que não é compreendida pelos navegadores. Então o Babel faz essa "tradução", dando um leque enorme de possibilidades para os desenvolvedores.

Um exemplo, utilizando o meu post anterior sobre Destructuring:
// Código escrito com Ecmascript 2015+,
// ainda não compreendido por 100% dos browsers
const person = {
    name: 'Flavio',
    lastName: 'Lima',
    age: 30
}
const { name, lastName, age } = person

// Agora o código compilado pelo Babel
'use strict';
var person = {
    name: 'Flavio',
    lastName: 'Lima',
    age: 30
};
var name = person.name,
    lastName = person.lastName,
    age = person.age;

É possível utilizar uma ferramenta oficial no site do Babel para verificar seus códigos.

Já o Typescript se trata de um SuperType do Javascript, é basicamente um Javascript tipado criado pela Microsoft e que permite utilizar uma sintaxe muito similar a de outras linguagens, como o Java, por exemplo, no sentido de criar tipos, classes, entre outras coisas, ao Javascript. É uma ferramenta muito poderosa e é a linguagem padrão de frameworks como Angular e Ionic e também pode ser utilizada no React.

Como o JSX, o Typescript também não é devidamente compreendido pelo navegador, logo, precisamos utilizar um compilador de typescript para javascript, que já existia, claro, mas agora com o suporte do Babel, vai ampliar mais ainda as possibilidades durante o desenvolvimento.

Bom, sobre a notícia que foi postada no Blog oficial do Typescript, é basicamente o seguinte:

"Over a year ago, we set out to find what the biggest difficulties users were running into with TypeScript, and we found that a common theme among Babel users was that trying to get TypeScript set up was just too hard. The reasons often varied, but for a lot of developers, rewiring a build that’s already working can be a daunting task. Babel is a fantastic tool with a vibrant ecosystem that serves millions of developers by transforming the latest JavaScript features to older runtimes and browsers; but it doesn’t do type-checking, which our team believes can bring that experience to another level. While TypeScript itself can do both, we wanted to make it easier to get that experience without forcing users to switch from Babel. That’s why over the past year we’ve collaborated with the Babel team, and today we’re happy to jointly announce that Babel 7 now ships with TypeScript support!"

Traduzindo para o bom português: desde o ano passado que o time do Babel e do Typescript queriam adicionar uma compatibilidade entre os dois e isso foi feito agora na última versão do Babel, a versão 7. Para quem desenvolve Typescript e, consequentemente, utiliza a ferramenta oficial para sua compilação, tem acesso à checagem de tipo e compilação, já quem usar o Babel só terá como compilar, já que o Babel não checa o código por erros do usuário.

No geral, não muda muita coisa na verdade, mas expande as capacidades do Babel e também deve atrair novos usuários para o Typescript. Segue link para a matéria original que, inclusive, ensina a instalar o Babel para Typescript:
https://blogs.msdn.microsoft.com/typescript/2018/08/27/typescript-and-babel-7/

Valeu!
Próximo
«Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentar